Causas
As causas são o início cada vez mais precoce da actividade sexual e a menarca, que também tem ocorrido mais cedo na vida das jovens.
Papel da família
Quando a adolescente descobre que está grávida, por vezes pode ter medo de contar aos pais, tentando assim esconder esta gravidez, até ela ser óbvia. A reacção da família, por norma, é de choque, vergonha, fúria, culpa e pena. Por vezes, a reacção familiar poderá ser de apoio e compreensão, o que não é muito comum neste caso.
Que medidas se deve tomar para prevenir a gravidez
Abordar o assunto na escola e entre familiares falar sobre o assunto com as adolescentes;
O uso de métodos contraceptivos tais como o preservativo tanto da mulher como o de homem, pílula;
As adolescentes consultarem uma ginecologista quando começar a haver relações sexuais.
Aborto
O que é o aborto?
O aborto ou a interrupção voluntária da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte. Provoca o fim da gestação e consequentemente o fim da vida do feto mediante técnicas médicas e cirurgias.
Onde se faz o aborto hoje em dia?
Hoje em dia é mais seguro para as mulheres visto poderem ser atendidas em hospitais, do que irem a curiosas ou abortadoras ou parteiras.
1ª Consulta: São precisas análises, ecografia para determinar a gestação do embrião ou feto.O aborto não poderá ser feito depois das 10 semanas.
2ªConsulta: Na 2ªconsulta é decisiva para a mulher já terá pensado no que vai fazer. Nesta consulta é feita por meio de cortagem ou comprimidos.
3ªConsulta: É feita outra ecografia e analises para ver se correu tudo bem. Apoio psicológico: A adolescente deverá consultar um psicólogo para ajudar a passar o trauma.
Bibliografia:
http://gravidez-na-adolescencia.blogs.sapo.pt/670.html;
http://boasaude.uol.com.br/Lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3072&ReturnCatID=1781
Trabalho realizado por: Amadeu Djaló (nº1) Ana Paula Varela (nº3) Rafaela (nº17) Laura Mendes (nº13)